Cub - Cadastro em sites de busca
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Ajuda Cub - Otimização e Cadastramento de sites
 

1. Em quantos sistemas de busca meu site será cadastrado?
Dependerá de qual plano você contratar. No Plano Brasil, seu site será cadastrado em 150 sistemas de busca nacionais. No Plano Mundo, o cadastro é feito em até 1.200 sites de busca de todo o mundo.

2. Como saberei que meu site será cadastrado?
Você receberá por e-mail confirmação de alguns sistemas de busca, além de o nosso sistema enviar um relatório completo sobre todos os cadastros efetuados.

3. Por que vocês dizem que fazem consultoria?
Por que nós não fazemos simplesmente o cadastro. Nós verificamos sua consistência. Verificamos quais palavras seus clientes mais utilizam para encontrar o seu site. Geramos as meta tags. Pesquisamos na internet, sites de cadastramento específico para o conteúdo de sua página, entre outras ações que visam uma promoção mais eficaz de seu site.

4. Qual a diferença de sistemas de busca, índices, diretórios, metabusca e sites FFA?
É muito importante conhecer a diferença de cada tipo de diretório, de forma que você entenda melhor nossos serviços.

  • Diretório ou Índice - São sinônimos. Caracterizam-se por manter diretórios (ou pastas) divididos por conteúdo. A medida que você vai entrando nessas pastas, sub-pastas podem aparecer segmentando esse conteúdo, a exemplo das pastas no nosso computador.

    Assim, hotéis de Paraty poderão ser encontrados em Turismo/Hotéis/Rio de Janeiro/Paraty.

  • Sistema de Busca - Geralmente obedece ao mesmo sistema de organização dos diretórios, adicionada a capacidade de possibilitar buscas por palavras-chave na sua base de dados. Uma das características complementares a essa capacidade, é a busca por condições e expressões booleanas.

    Assim, ao procurarmos um hotel em Paraty, podemos pesquisar com a frase: hotéis E paraty. Nesse caso, o sistema retornará apenas sites cuja URL, Título, Descrição ou Palavras-chave coincidam com ambas as expressões, independente do diretório em que elas se encontrem.

  • Motores de Busca - Esses sistemas se diferenciam dos anteriores no que diz respeito a como eles captam e indexam suas páginas. Ao contrário dos dois primeiros casos, que utilizam o sistema de cadastramento direto pelo usuário, esses utilizam as descrições contidas nas meta tags para fazer a indexação. Eles também podem indexar seu site a partir dos textos de seu conteúdo. Mas como esses sistemas acham o seu site? De muitas formas. Quando eles verificam um site, eles perseguem os hiperlinks e vão pulando de site em site. A maioria também permite que você agende uma visita, caso o seu site não tenha nenhum link que faça referência a ele. Se o seu site não possuir meta tags, eles farão a indexação assim mesmo, mas é possível que a descrição não coincida com a realidade do seu site.

    O método de pesquisa desses sites é igual ao utilizado pelos sistemas de busca.

  • Metabuscas - Não possuem diretório nem base de dados própria. O que fazem é pesquisar nos outros sistemas de buscas, e geralmente, em mais de um simultaneamente.

  • FFA (free-for-all) - São sites que permitem o cadastro de links, mas não possuem diretórios e nem mesmo possibilidade de busca em suas páginas. Disponibilizam apenas uma lista dos links cadastrados, sendo, por isso, reconhecidos pelos principais sistemas de busca como spammers.

No CUB você terá seu site cadastrado em diretórios, sistemas de busca e motores de busca. Não há como cadastrar seu site em metabusca, pois estes farão suas procuras nos outros tipos de mecanismos. Quanto aos FFA, não realizamos o cadastro de seu site nesses sistemas, pois eles podem gerar prejuízo ao seu site nas buscas visto que o excesso de links repetidos, ao contário do resultado esperado, minimiza a relevância dada a seu site.

5. O que são meta tags?
Meta tags são scripts html que servem para orientar os motores de busca no momento da indexação. Se o seu site não possuir essas informações, ele fará a indexação com as palavras que encontrar nos textos da página, o que, na maioria das vezes, não retrata exatamente o conteúdo se seu site. Isso ocorre por que o motor se baseia apenas nas palavras encontradas, e a maioria dos sites utiliza elementos gráficos e recursos em java e flash para fazer títulos, e destacar descrições. O motor não tem como ler essa informação por se tratar de uma imagem ou códigos binários.

6. Como são compostas as meta tags?
Existem diversos tipos de meta tags, que possuem diferentes funções. Algumas delas estão diretamente relacionadas aos sistemas de busca, tais como:

Keywords: descreve as palavra-chave.

  • <META NAME="keywords" CONTENT="cadastro, imprensa, submissão, divulgação, assessoria, meta, tags, mídia, press, release, submit, submitit, addit, busca, buscadores,cadastros,divulgue">
Description: apresenta a descrição do site.
  • <META NAME="description" CONTENT="Cadastro de home page em todos os sistemas de busca, índices e diretórios brasileiros e internacionais">

Abstract: também oferece a descrição do conteúdo do site.

  • <META NAME="abstract" CONTENT="Cadastro de home page em todos os sistemas de busca, índices e diretórios brasileiros e internacionais">

Revisit-after: informa o tempo que a ferramenta deve levar para revisitar seu site.

  • <META NAME="revisit-after" CONTENT="3 days">

Robots: informa ao robô buscador se ele deve indexar a página atual e seguir adiante em seu site através de outros links presentes nela.

  • <META NAME="robots" content="INDEX,FOLLOW">

A parte em itálico deverá ser substituída por informações sobre o seu site. Finalmente, as meta tags deverão ser instaladas entre as tags <HEAD> e </HEAD> de sua home page.

Caso a sua página seja composta de frames, você deverá utilizar a página mestre, ou seja, aquela que chama as páginas de quadro. Caso contrário, você corre o risco de sua página ser indexada com erros, ou ainda de não ser indexada.

7. Se meu site trata de vários assuntos diferentes, só as meta tags do index bastam?
Não. As meta tags servem para descrever um site ou uma página. Se o site só tratar de um assunto, muito provavelmente a descrição no Index bastará, mas se o site se desdobrar em assuntos diversos, será necessário fazer meta tags distintas para cada seção do site, ou, até mesmo, para cada página, dependendo do grau de especificidade. Nós devemos lembrar sempre que escrevemos as meta tags não para nós, mas para alguém que esteja procurando uma página com as características descritas. Assim, quanto mais específico você for, mais chances terá de canalizar o tráfego certo para o seu site.

8. Por que meu site não aparece nas buscas?
A simples inserção de sua URL nos sistemas de busca não garante o bom posicionamento nos resultados das procuras. Sua página deve aparecer, mas para buscas realizadas com termos diferentes daqueles que você digitou.

A sua URL também pode não ter sido indexada ou ter sido removida por violar as diretrizes dos Termos de Serviço do sistema de busca. Alguns arquivos utilizados como tecnologias de bloqueio, tais como o robot.txt, por exemplo, não são aceitos se inseridos no código HTML de sua página. URLs de redirecionamento comumente utilizados (por exemplo, CJB.NET, GO.TO e COME.TO) também não são indexados corretamente, pois não levam no código HTML o conteúdo verdadeiro da página, onde estariam as palavras-chave que os usuários poderiam estar buscando. Outro possível motivo para seu site não estar sendo indexado é a falta de conteúdo em texto na sua página inicial, que muitas vezes contém apenas imagens. Portanto, certifique-se de que está cadastrando as URLs que realmente contenham termos (em texto, não imagens).

9. Como o Google e o Yahoo atualizam as informações?
De 48 horas a 7 dias, o mecanismo de busca realiza a varredura e leitura do conteúdo da página cadastrada. Caso haja uma mudança no conteúdo da página, esta será identificada automaticamente na primeira atualização a ser feita pelo mecanismo de busca.

10. As informações sobre meu site não parecem atualizadas. Por quê?
Os dados apresentados são de 48 horas a 7 dias atrás e o processo de indexação (spidering) é automático. Por favor, aguarde este processo ser concluído e você verá seus dados atualizados.

11. Eu fiz mudanças em minha página. Preciso inscrevê-la novamente?
Não é necessário, pois a varredura do mecanismo automático indexará as mudanças realizadas em até 7 dias. No entanto, o recadastramento periódico de seu site pode trazer melhores resultados nas buscas.

12. Posso sugerir URLs com redirecionadores?
Não é o mais indicado. Isso porque alguns mecanismos de busca varrem o conteúdo de sua página para listá-la, em ordem de relevância, junto a todas as outras páginas localizadas. URLs de redirecionamento, tais como CJB.NET, GO.TO e COME.TO, não são indexadas corretamente, pois não levam no código HTML o conteúdo verdadeiro da página onde estariam as palavras-chave que os usuários poderiam estar buscando. Assim, seu site pode não ser localizado exatamente para as palavras-chave relacionadas a seu conteúdo. Sugerimos, então, que você cadastre a URL 'real' de sua página.

Caso tenha alguma outra dúvida ou sugestão, envie-a para info@cub.com.br

 
 
 

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